Notícias e Novidades

05 de Novembro de 2014

A escolha do protetor solar

Escolher um foto protetor adequado não é uma tarefa tão simples assim. É preciso priorizar o produto adequado ao seu tipo e tonalidade de pele, além de levar em consideração se há lesões (acne, rosácea ou alergias), gravidez e até mesmo a faixa etária.

O protetor solar é imprescindível nas quatro estações do ano, entretanto, é durante o verão que a procura por esse produto cresce significativamente. Saiba que as características da pele de cada pessoa devem ser levadas em conta, como a tonalidade, se há acne, alergia, rosácea, se é seca e até mesmo se o produto será utilizado por um público mais jovem ou mais idoso.

"Quando o consumidor utiliza o produto ideal para as suas características, certamente ele irá atuar de forma mais eficaz e garantir melhor proteção contra queimaduras, sensações de ardor e inchaços causados pelos raios solares. Ainda mais, escolher o fotoprotetor inadequado pode provocar ou piorar oleosidade, vermelhidão, coceira, acne etc. É fundamental que, independente do tipo de fotoprotetor, ele deve atuar contra os raios UVA (penetram profundamente na pele) e UVB (penetra superficialmente na pele e são os responsáveis pelas queimaduras do sol)", reforça a Farmacêutica Bioquímica, Mestranda na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), onde estuda filtros solares e Diretora Técnica da Mezzo Dermocosméticos, Joyce Rodrigues.

Tipos de pele

Peles com propensão a alergia, acne e rosácea: essas pessoas devem evitar produtos que contenham conservantes ou fragrâncias. Prefira os filtros solares físicos (aqueles que refletem ou dispersam os raios), pois eles são menos susceptíveis a causar reações cutâneas, além de evitar produtos que contenham álcool na formulação. Pacientes com tendência à acne devem evitar filtros solares gordurosos (normalmente comercializados como creme).

Pele seca: A pele seca pode se beneficiar de protetores solares hidratantes. Há no mercado diversos filtros solares que também hidratam a pele, formulados como cremes, loções, emulsões e géis. Mas, o protetor solar não substitui o hidratante. Por isso, passe o cosmético de costume no rosto e no corpo pelo menos 15 minutos antes do protetor.

Para tons de pele mais escuros: essas pessoas, normalmente, pensam que não há necessidade de utilizar protetor solar, o que é um erro. A radiação solar também causa malefícios nesse tipo de pele. Desta forma, prefira os filtros solares físicos (aqueles que refletem ou dispersam os raios), especialmente os produtos à base de titânio, com ampla cobertura contra os raios UVA e UVB, com FPS 15, no mínimo.

Fonte: Agito SP  

Quatro alimentos que parecem light, mas não são

Alguns quitutes são feitos com frutas e vegetais, mas escondem na receita ingredientes como açúcar e gordura, além de calorias extras.

Alimentos saudáveis para crianças de 1 a 3 anos

A alimentação é uma das chaves para a saúde dos pequenos. Oferecer os melhores alimentos os ajudará a crescer e se desenvolver de maneira saudável. Descubra algumas recomendações.

Tricotar: considerado um dos hábitos mais relaxantes

Se você quiser se desconectar dos problemas e esquecer as preocupações por um tempo, tricote, e verá que é um dos hábitos mais relaxantes.

assine nosso
informativo

Agência Interagir