Notícias e Novidades

29 de Outubro de 2014

Dor de cabeça, formigamento nos braços e vômitos podem ser sinais de AVC

Dor de cabeça forte, perda da visão de um dos olhos, sensação de formigamento nos braços, alteração na fala, confusão mental, náuseas e vômitos. Todos esses são sintomas do AVC (Acidente Vascular Cerebral) que, segundo o Ministério da Saúde, mata mais de 100 mil pessoas por ano no Brasil.

De acordo com o neurorradiologista e professor da Unifesp, Roberto Nogueira, um em cada seis brasileiros corre risco de sofrer um derrame ― nome popular para a doença ―, por isso, é fundamental se ater aos sintomas para antecipá-lo.

― É importante se atentar aos sintomas, encaminhar o paciente ao hospital o mais rápido e fazer exames de imagem para detectar a causa do problema.

Uma doença que compromete veias e/ou artérias, o AVC pode ser isquêmico ― entupimento de um vaso que leva sangue ao cérebro ― ou hemorrágico ― rompimento de um vaso no cérebro. Segundo o neurorradiologista João de Deus, cerca de 80% dos derrames são do tipo isquêmico.

― Embora os dois tipos sejam graves, o hemorrágico, que está ligado principalmente à hipertensão arterial, pode causar maiores danos cerebrais que são irreversíveis.

Mulher sofre AVC após fazer escova progressiva em casa

Para Nogueira, apesar de ser difícil de prevenir o AVC, é importante que as pessoas cuidem da saúde para reduzir os riscos de desenvolver o problema.

― Evitar a obesidade, cigarro, álcool, controlar os níveis de colesterol, da pressão alta e do diabetes são fundamentais para afastar o problema. Manter uma rotina de atividades físicas também ajuda.

Fonte: Portal r7

Quatro alimentos que parecem light, mas não são

Alguns quitutes são feitos com frutas e vegetais, mas escondem na receita ingredientes como açúcar e gordura, além de calorias extras.

Alimentos saudáveis para crianças de 1 a 3 anos

A alimentação é uma das chaves para a saúde dos pequenos. Oferecer os melhores alimentos os ajudará a crescer e se desenvolver de maneira saudável. Descubra algumas recomendações.

Tricotar: considerado um dos hábitos mais relaxantes

Se você quiser se desconectar dos problemas e esquecer as preocupações por um tempo, tricote, e verá que é um dos hábitos mais relaxantes.

assine nosso
informativo

Agência Interagir