Notícias e Novidades

27 de Agosto de 2014

Entenda como a poeira pode afetar a saúde e veja dicas para eliminá-la

Vassoura, pano úmido ou aspirador? O que é melhor para limpar a casa? A escolha errada pode ter um grande impacto na saúde da família - como explica a pediatra Ana Escobar, aspirar muita poeira no dia a dia faz mal porque ela pode "grudar" nas mucosas respiratórias, nos olhos ou até na pele.

Fora isso, esse pó pode ainda chegar ao pulmão, afetando sua estrutura e elasticidade, gerando doenças, como até mesmo o câncer, segundo a química e professora Ana Tibiriçá Bon.

Quem tem rinite, bronquite ou algum outro problema respiratório pode sofrer ainda mais com a poeira, como alertou a pediatra.

Isso ocorre porque o processo inflamatório pode levar a um aumento na produção de secreção, obstruindo as vias aéreas e desencadeando crises.

Por isso, é fundamental manter o ambiente limpo, principalmente se a casa tiver crianças ou pessoas alérgicas. Há diferenças, no entanto, entre o modo de limpar - a vassoura, por exemplo, tem a vantagem de ser leve e prática, mas ela levanta muito pó, o que pode aumentar o risco de alergias e infecções respiratórias, como alertou a pediatra. Uma dica para evitar essa suspensão é usar um pano úmido, que consegue reter essa poeira.

Há ainda a opção de usar um aspirador de pó, mas nem todos são iguais, como explicou o administrador de empresas Gustavo Rosique. Antes de comprar, é fundamental observar se o produto tem bocais e sacos coletores removíveis e descartáveis, que são mais higiênicos. Além disso, é importante que tenha um filtro HEPA.

Fonte: g1.com.br

Quatro alimentos que parecem light, mas não são

Alguns quitutes são feitos com frutas e vegetais, mas escondem na receita ingredientes como açúcar e gordura, além de calorias extras.

Alimentos saudáveis para crianças de 1 a 3 anos

A alimentação é uma das chaves para a saúde dos pequenos. Oferecer os melhores alimentos os ajudará a crescer e se desenvolver de maneira saudável. Descubra algumas recomendações.

Tricotar: considerado um dos hábitos mais relaxantes

Se você quiser se desconectar dos problemas e esquecer as preocupações por um tempo, tricote, e verá que é um dos hábitos mais relaxantes.

assine nosso
informativo

Agência Interagir