Notícias e Novidades

21 de Agosto de 2014

Vacina contra HPV será aplicada em Setembro

Começa no dia 1º de setembro em todo o País a aplicação da segunda dose da vacina contra HPV para as adolescentes de 11 a 13 anos que receberam a primeira dose no ciclo iniciado em março deste ano. No Ceará, a cobertura da primeira dose alcançou 89,86% da população de 242.810 meninas de 11 a 13 anos, com aplicação de 218.199 doses. Em todo o País, a cobertura vacinal na primeira dose é de 87,17%, com 4,2 milhões de adolescentes vacinadas.
 
Para receber a segunda dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Meninas que receberam a primeira dose aos 13 anos de idade e já completaram 14 anos deverão receber a segunda dose. Meninas que ainda vão iniciar o esquema deverão estar na faixa etária entre 11 e 13 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
 
A estratégia adotada para a realização da primeira dose da vacina em março de 2014 foi mista, com vacinação realizada também nas escolas públicas e privadas. Para a segunda dose, a estratégia de vacinação ficará a critério de cada município. A vacina HPV faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e deve estar disponível nas ações de rotina das unidades básicas de saúde. No esquema de vacinação estendido, é fundamental garantir uma alta cobertura na segunda dose para proporcionar a proteção necessária contra a infecção pelo vírus até que a adolescente receba a terceira.
 
A população-alvo da vacinação com a vacina HPV é composta por adolescentes do sexo feminino na faixa etária entre 11 e 13 anos de idade em 2014, ano da introdução da vacina, na faixa etária de 9 a 11 em 2015 e de 9 anos de idade em 2016. No caso da população indígena, o público-alvo da vacinação é composta por indígenas do sexo feminino na faixa etária de 9 a 13 anos em 2014 e de 9 anos de idade do segundo ano em diante.
 
Fonte: O Estado 
 

Quatro alimentos que parecem light, mas não são

Alguns quitutes são feitos com frutas e vegetais, mas escondem na receita ingredientes como açúcar e gordura, além de calorias extras.

Alimentos saudáveis para crianças de 1 a 3 anos

A alimentação é uma das chaves para a saúde dos pequenos. Oferecer os melhores alimentos os ajudará a crescer e se desenvolver de maneira saudável. Descubra algumas recomendações.

Tricotar: considerado um dos hábitos mais relaxantes

Se você quiser se desconectar dos problemas e esquecer as preocupações por um tempo, tricote, e verá que é um dos hábitos mais relaxantes.

assine nosso
informativo

Agência Interagir