Notícias e Novidades

08 de Agosto de 2014

Atividade física pode auxiliar na prevenção da gripe

Sair de debaixo das cobertas no inverno para praticar exercícios é difícil para algumas pessoas. O tempo frio desestimula aqueles menos corajosos, mas a atividade física é essencial, principalmente nesta época do ano. Isso porque ela pode ajudar a prevenir a gripe, doença comum das estações frias. O bom condicionamento físico proporciona uma melhor imunidade, assim como a baixa resistência pode ocasionar a gripe e prejudicar os treinos.

“É uma via de mão dupla. A prática de esportes pode aumentar a resistência do corpo e auxiliar na prevenção da gripe. Ao mesmo tempo, se adquirida, a doença pode atrapalhar consideravelmente a disposição para os exercícios”, explica o médico otorrinolaringologista e mestre em Ciências da Saúde, Dr. Levon Mekhitarian Neto.

Ele esclarece que o próprio exercício é uma maneira de prevenção desde que seja feito com supervisão e de forma natural, sem aditivos químicos, com alimentação balanceada, hidratação adequada e na proporção certa entre atividade aeróbia e muscular.

Caso o atleta se contagie com o vírus da gripe e desenvolva a doença, pode apresentar dificuldade na realização de atividade aeróbica, por obstrução nasal, dor de garganta, tosse, entre outros, e muscular, pela mialgia. “O estado gripal é uma infecção viral que acompanha febre, dor muscular, queda do estado geral e comprometimento das vias respiratórias”, explica o médico otorrinolaringologista.

Prevenção

 A geração saúde está cada vez mais dedicada aos esportes e, ao contrário do que pensam, não é necessário muito esforço ou ideias mirabolantes para conciliar a prevenção das doenças respiratórias e os treinos. Além da prática de atividades, “a utilização de medicamentos para prevenir infecções das vias aéreas superiores é uma ideia segura por não interferir nas funções cardiorrespiratórias”, explica o especialista.

 

Fonte: Saúde e Lazer

Como os exercícios podem ajudar a manter o foco no trabalho

Acordar mais cedo para treinar muitas vezes aparace impossível de acontecer, né? Mas acredite, vale a pena, pois, além de ser bom para a sua saúde, também a ajuda a manter o foco no trabalho.

Quando ficar nas redes sociais se torna excessivo? Faz mal?

Fique atento!

Nutricionista: quando procurar pelo profissional?

Saiba qual é a importância de conhecer a alimentação saudável para não cair em ‘pegadinhas’ da indústria de alimentos.

assine nosso
informativo

Agência Interagir