Notícias e Novidades

18 de Junho de 2014

Uso excessivo de celular e tablets pode provocar lesões graves nas mãos

Você tem smartphone e tablet? Costuma usar de forma excessiva estes aparelhos? Então, saiba que estes “brinquedinhos” podem causar lesões sérias nos polegares, punhos e mãos, decorrentes dos movimentos excessivos e repetitivos dos músculos e tendões. Segundo o ortopedista Fabiano Nunes Faria, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, esses hábitos podem gerar inflamações locais, entre elas, destaca-se a tenossinovite, decorrente de movimentos realizados diversas vezes seguidas, que gera um aumento no atrito dos tendões com sua membrana, causando inflamação.

O médico acrescenta que quanto mais cedo o uso desses gadgets é iniciado, maior o risco de lesão, já que o esqueleto dos jovens ainda está em desenvolvimento. Além das mãos e dos punhos, os polegares também são afetados, principalmente quando o assunto é relacionado ao uso de celular. Com o envio de mensagens e telas sensíveis ao toque, o polegar faz um movimento que, muitas vezes, a musculatura não está acostumada. Incômodos como dores no pescoço, nos ombros ou na coluna também costumam ocorrer, comenta o ortopedista.

Por serem aparelhos que não estão preparados ergonomicamente para atividades contínuas, podem gerar desconforto também na postura. Uso de tablets e smartphones antes de dormir pode causar derrame, diz estudo. Entre os outros sintomas estão rigidez muscular, limitação dos movimentos das articulações e cansaço, tanto muscular quanto visual. O problema pode ser diagnosticado por meio de análise clínica dos sintomas, ultrassom para avaliação da inflamação ou raio X. Como formas de tratamento são indicadas o uso de gelo, medicação, repouso ou reabilitação na fisioterapia.

Quando diagnosticadas inicialmente, as inflamações são reversíveis. Mas quando não tratadas, podem danificar tendões e articulações, causando tendinite, artrose e, em determinados casos, com necessidade de procedimentos cirúrgicos. Para evitar as dores musculares, o médico reforça que é preciso ficar atento à postura e ao tempo de uso desses aparelhos.

Além disso, evite utilizar computadores na cama ou no sofá, faça intervalos após longo tempo na frente da tela e procure o médico em caso de dores.

Fonte: noticiasr7.com

 

Quatro alimentos que parecem light, mas não são

Alguns quitutes são feitos com frutas e vegetais, mas escondem na receita ingredientes como açúcar e gordura, além de calorias extras.

Alimentos saudáveis para crianças de 1 a 3 anos

A alimentação é uma das chaves para a saúde dos pequenos. Oferecer os melhores alimentos os ajudará a crescer e se desenvolver de maneira saudável. Descubra algumas recomendações.

Tricotar: considerado um dos hábitos mais relaxantes

Se você quiser se desconectar dos problemas e esquecer as preocupações por um tempo, tricote, e verá que é um dos hábitos mais relaxantes.

assine nosso
informativo

Agência Interagir