Notícias e Novidades

24 de Janeiro de 2014

Obesidade: um dos grandes males do novo século

A obesidade está presente em dois terços da população humana mundial. Ela é muito mais que um problema estético, é um problema de qualidade de vida que interfere diretamente na função dos órgãos e sistemas do corpo humano.

O sobrepeso tem sido considerado um dos maiores problemas de saúde pública de muitos países. Alimentos como doces, carnes gordas, queijo amarelo e manteiga são considerados os grandes vilões da história, já que são lipídios de natureza gordurosa.

O que muita gente não sabe é que os órgãos mais afetados são os tecidos musculares. Segundo o chefe do Laboratório de Patologia Neuromuscular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Beny Schmidt, os lipídios que se localizam sob forma de gotículas de gordura dentro das células musculares podem, em alguns casos, alterar todo o bom funcionamento energético tanto do tecido muscular esquelético quanto do cardíaco.

O tratamento da obesidade deve ser reconhecido como uma doença e, por isso, o controle alimentar, a qualidade dos alimentos ingeridos e a prática de atividades físicas devem ser supervisionadas por um médico.

Fonte: Patologista neuromuscular Beny Schmidt /

 

Quatro alimentos que parecem light, mas não são

Alguns quitutes são feitos com frutas e vegetais, mas escondem na receita ingredientes como açúcar e gordura, além de calorias extras.

Alimentos saudáveis para crianças de 1 a 3 anos

A alimentação é uma das chaves para a saúde dos pequenos. Oferecer os melhores alimentos os ajudará a crescer e se desenvolver de maneira saudável. Descubra algumas recomendações.

Tricotar: considerado um dos hábitos mais relaxantes

Se você quiser se desconectar dos problemas e esquecer as preocupações por um tempo, tricote, e verá que é um dos hábitos mais relaxantes.

assine nosso
informativo

Agência Interagir