Notícias e Novidades

22 de Outubro de 2019

Alimentos saudáveis para crianças de 1 a 3 anos

Desde o primeiro ano de vida, a maioria das crianças já pode comer como o resto da família. Nas dietas para crianças de 1 a 3 anos não pode faltar alimentos saudáveis, sua melhor fonte de energia e saúde. Por isso, descubra neste artigo quais são os mais adequados.  Uma alimentação saudável deve ser variada, suficiente, equilibrada e adaptada às suas preferências e à sua percepção do apetite. Para isso, usaremos os alimentos saudáveis ​​que serão descritos em seguida. Eles são ideais e fundamentais para crianças de 1 a 3 anos, verdadeiras fontes de saúde para nossos filhos.

Frutas e vegetais - Assim como no caso dos adultos, os vegetais devem estar presentes nos almoços e jantares dos pequenos. Praticamente todas as frutas podem ser consumidas a partir do primeiro ano de idade. Porém, devemos ter cuidado com aquelas que apresentam maior risco de asfixia, como uvas inteiras ou cerejas. Além disso, a fruta deve ser fresca e não na forma de sucos ou iogurte de frutas.

Proteínas - As principais fontes de proteína em dietas de 1 a 3 anos são peixes, carne e ovos. Não devem comer peixe-espada, tubarão, atum rabilho e lúcio, pois eles podem acumular grandes quantidades de mercúrio. Nem a cabeça dos moluscos e o corpo dos crustáceos como o caranguejo, pois podem apresentar uma quantidade notável de cádmio.

Azeite de oliva - O azeite extra-virgem deve ser a principal fonte de gordura na alimentação das crianças. Servirá para temperar todos os seus pratos, sejam vegetais, cereais, legumes, etc. 

Cereais integrais - Os grãos integrais são mais nutritivos e, portanto, são preferíveis aos refinados. Para crianças de 1 a 3 anos, os melhores são: Arroz, centeio ou milho; Massas; Cuscuz; Flocos de aveia; Batata ou batata doce; Para o café da manhã e lanches, deve-se escolher preferencialmente pão integral, flocos de aveia ou outro cereal integral e sem adição de açúcar.

Laticínios - A partir de um ano, as crianças que não continuam a amamentar já podem tomar leite de vaca. É aconselhável retirar a mamadeira aos poucos e oferecê-la no copo. Iogurtes naturais, queijo fresco e pequenas porções de queijos curados também são alimentos saudáveis ​​nesta fase. Devemos monitorar os últimos, pois contêm grandes quantidades de sal. 

Outras considerações - Nessa idade, os comportamentos alimentares das crianças podem ser muito variáveis. Elas podem achar difícil admitir novos alimentos e passar por momentos de maior ou menor apetite. É importante que o ambiente na hora do almoço seja silencioso e que seja feito em família sempre que possível. As crianças não devem ser forçadas a comer e sempre se deve oferecer alternativas diferentes em termos de texturas, sabores e cores. 

Fonte: melhorcomsaude.com.br

Quatro alimentos que parecem light, mas não são

Alguns quitutes são feitos com frutas e vegetais, mas escondem na receita ingredientes como açúcar e gordura, além de calorias extras.

Tricotar: considerado um dos hábitos mais relaxantes

Se você quiser se desconectar dos problemas e esquecer as preocupações por um tempo, tricote, e verá que é um dos hábitos mais relaxantes.

Sarampo: Vai começar nova campanha para vacinar crianças com até 5 anos

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo será em todos os postos de saúde do país.

assine nosso
informativo

Agência Interagir