Notícias e Novidades

12 de Maio de 2019

Menopausa: dicas médicas para aliviar os sintomas

A menopausa é caracterizada pelo declínio natural dos níveis de hormônios sexuais produzidos pelo organismo feminino. Segundo especialistas, a idade média para o surgimento da menopausa é de 51 anos, mas em algumas mulheres pode começar ainda mais cedo (40 anos), sendo, portanto, denominada menopausa precoce. O site especializado Daily Mail preparou uma lista com dicas para reduzir os sintomas da menopausa. Confira:

1. Menos café, por favor - O café é uma das bebidas favoritas do mundo. Entretanto, para mulheres na menopausa, ele pode ser prejudicial. Isso porque o café promove a dilatação dos vasos sanguíneos, piorando os sintomas. Além disso, a cafeína presente na bebida interfere na atuação da adenosina – hormônio calmante que ajuda a reduzir o stress. 

2. Coma mais vegetais - Quando o assunto é menopausa, especialistas advertem para a necessidade de mudanças na dieta e no estilo de vida, entre elas está o acréscimo de maiores porções de vegetais, especialmente aqueles que contêm isoflavonas e lignanas. Essas substâncias são encontradas na batata doce, grão de bico, lentilha, repolho, nabo, brócolis e couve-rábano. Produtos derivados da soja também são excelentes opções, além de semente de linhaça e de abóbora. 

3. Vitamina C nunca é demais - Ela estimula a produção de colágeno na pele, reduzindo rugas e linhas de expressão. Além disso, ela ajuda na produção de energia e reduz o cansaço e a fadiga. Portanto, a dica é investir em frutas ricas em vitamina C, como frutas vermelhas (morango, cereja, amora, framboesa), frutas cítricas (laranja, limão, pêssego, caju), goiaba, kiwi, mirtilo e manga. 

4. Cuide do intestino - O equilíbrio saudável das bactérias intestinais não só tem efeitos positivos no equilíbrio hormonal, ajudando a minimizar a gravidade de alguns sintomas da menopausa (ondas de calor e suores noturnos), como auxilia na melhora do humor e redução da ansiedade, além de estimular a produção da serotonina – conhecida como hormônio do bem estar. 

5. Mantenha-se hidratada - Na menopausa, a secura não se manifesta apenas na vagina; outras partes do corpo, como pele e cabelos, podem ficar ressecadas com o declínio hormonal. Para contornar este sintoma, é preciso investir em hidratação. E não basta apenas beber água. Além dos hidratantes corporais (item obrigatório), as mulheres podem optar por suplementos que ajudam a melhorar a elasticidade, firmeza e suavidade da pele.

6. Ame-se! - Pesquisa recente descobriu que 46% das mulheres na menopausa tem níveis de confiança mais baixos. Portanto, invista em você: compre roupas novas, viaje, cerque-se de pessoas que te admirem e não perca a auto-confiança.

Fonte: veja.abril.com.br/saude

Sarampo: Vai começar nova campanha para vacinar crianças com até 5 anos

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo será em todos os postos de saúde do país.

Por que os jovens têm cabelos brancos?

Geralmente, os cabelos brancos surgem entre 30 e 40 anos. Genética, hábitos de vida e até algumas doenças podem contribuir para a aceleração desse processo.

Cranberry: para que serve, benefícios e como utilizar

O cranberry é uma fruta vermelha popularmente conhecida pelos seus benefícios na prevenção e no tratamento de infecções urinárias.

assine nosso
informativo

Agência Interagir