Notícias e Novidades

15 de Abril de 2019

Tire suas dúvidas sobre a vacina da gripe, que tem novidade este ano

Qual a composição da vacina deste ano? A vacina trivalente da gripe desta temporada disponível na rede pública tem em sua composição os vírus inativados do H1N1 (A/Michigan/45/2015), H3N2 (A/Switzerland/8060/2017) e o vírus do tipo B da linhagem B/Victoria/2/87 (B/Colorado/06/2017). Nas vacinas quadrivalentes, ofertadas somente na rede privada, há a inclusão do vírus B da linhagem B/Yamagata/16/88 (B/Phuket/3073/2013).

Quem é o público-alvo da campanha de vacinação? A campanha nacional de vacinação contra a gripe que começa nesta quarta-feira (10) é exclusiva para grávidas, puérperas e crianças de 6 meses a 6 anos - o que é uma novidade, já que no ano anterior era a partir de 1 ano. Após o dia 22 de abril, a campanha será ampliada para outros grupos prioritários, como idosos e doentes crônicos. O final da campanha está previsto para 31 de maio e o dia D, para 4 de maio. 

Quais são os grupos prioritários? Grávidas, puérperas e crianças de 6 meses a 6 anos, trabalhadores de saúde, indígenas, idosos, professores e pessoas com comorbidades, além de funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. Quem não se encaixa nos grupos prioritários só poderá tomar a vacina contra a gripe na rede privada.

Quem não pode tomar a vacina da gripe? Cunha afirma que bebês abaixo dos 6 meses de idade e pessoas que tenham tomado a vacina anteriormente e tenham sofrido ataque anafilático não devem tomar a vacina da gripe. A novidade este ano é que pessoas com alergia leve a ovo não têm contraindicação para tomar a vacina e com alergia severa (anafilaxia) também poderão se imunizar, porém somente em ambientes seguros, com recursos para atendimento, caso necessário, segundo o presidente da SBIm. 

Posso ficar gripado depois de tomar a vacina? Não. De acordo com o pediatra Juarez Cunha, presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), como os vírus da vacina são inativados, ou seja, estão mortos, a pessoa não ficará gripada após tomar a vacina. Entretanto, a vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito e, desta forma, caso a pessoa tenha gripe, pode ter sido ou pelo imunizante ainda não ter tido efeito ou porque a pessoa foi infectada antes de tomar a vacina.

A vacina da gripe tem efeitos adversos? Não. Como é feita de vírus mortos, não causa efeitos colaterais. Pode causar, apenas, dor ou inchaço local.

Posso tomar a vacina se estiver com gripe? Cunha afirma que, em casos leves de gripe, ou seja, sem presença de febre, apresentando apenas tosse, a pessoa poderá tomar a vacina da gripe. Em casos moderados ou graves, o paciente deve evitar qualquer imunização até a regressão do quadro.

Tomei a vacina no ano passado. Tenho que tomar a vacina esse ano novamente? Sim. A vacina da gripe protege durante um ano e sua composição está sempre mudando, pois a OMS (Organização Mundial da Saúde) faz um estudo com amostras do vírus circulante em cada região, orientado a formulação da nova vacina.

Fonte: noticias.r7.com/saude

Sarampo: Vai começar nova campanha para vacinar crianças com até 5 anos

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo será em todos os postos de saúde do país.

Por que os jovens têm cabelos brancos?

Geralmente, os cabelos brancos surgem entre 30 e 40 anos. Genética, hábitos de vida e até algumas doenças podem contribuir para a aceleração desse processo.

Cranberry: para que serve, benefícios e como utilizar

O cranberry é uma fruta vermelha popularmente conhecida pelos seus benefícios na prevenção e no tratamento de infecções urinárias.

assine nosso
informativo

Agência Interagir