Notícias e Novidades

27 de Fevereiro de 2019

10 dicas de cuidados com a pele durante o carnaval

O carnaval chegou e as festas são marcadas pelas fantasias criativas, maquiagens coloridas e muito brilho. “O mais importante em atividades na rua, durante o dia, é usar filtro solar. No caso das maquiagens e tintas, o ideal é utilizar produtos específicos para a pele, evitando alergias.”, alerta a dermatologista e coordenadora do departamento de Cosmiatria Dermatológica da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dra. Alessandra Romiti. Acompanhe, a seguir, as principais recomendações:

1. Proteção solar - Para evitar queimaduras solares no carnaval, deve-se usar chapéu, óculos de sol e o filtro solar com FPS30, no mínimo, e reaplicar a cada 2h porque o produto sai com o suor. Se possível, vale usar camisa para também proteger o corpo, principalmente os ombros.

2. Horários de risco - Vale tentar se programar para acordar cedo e aproveitar até às 10h00, fora do horário de pico do sol. Outra dica é deixar para curtir a folia depois das 16h00.

3. Fantasias, maquiagens e purpurinas - Escolher fantasias leves e não exagerar na maquiagem. Usar makes e brilhos de marcas de confiança para evitar dermatite de contato e alergias.

4. Espumas, tintas e sprays - Após usar algum desses produtos e desenvolver qualquer tipo de irritação, a recomendação é lavar a área afetada imediatamente e, em casos de piora, procurar um dermatologista.

5. Cuidado especial com as crianças - Se a ideia é levar as crianças para o bloco ou praia, vale tomar alguns cuidados com os pequenos, evitando fantasias com tecidos sintéticos que esquentam e podem causar alergia; aproveitando fantasias que tenham chapéus, principalmente os de aba larga; e não deixando as crianças com roupas molhadas para não provocar micoses. Essas dicas também servem para os adultos.

6. Atenção às queimaduras - Sempre que entrar em contato com frutas cítricas (limão, tangerina e caju), seja in natura, sucos ou picolés, lave muito bem a região com água e sabonete e aplicar o protetor solar na região antes da exposição solar para evitar queimaduras e manchas.

7. Cuidados com os pés - Proteger os pés de calosidades, traumas e risco de cortes. Usar sapatos confortáveis, folgados ou tênis. Se tiver bolhas nos pés, o melhor é não estourar para não infeccionar e proteger o local com um curativo e usar calçados que não provoquem atrito na região.

8. Atenção redobrada com a hidratação - Durante o verão e as festas de carnaval é muito comum as pessoas começarem a suar mais. A desidratação é o principal sintoma do excesso de suor, então, é aconselhável beber muita água.

Fonte: Guia da farmácia

7 socorros emergenciais em caso de acidentes

Queimaduras, intoxicações e engasgos, por exemplo, são acidentes que exigem socorros emergenciais.

Hábitos diários de combate ao estresse

Inserir na rotina hábitos saudáveis para combater o estresse ajudam a reduzir os riscos de ter doenças graves como a depressão, por exemplo.

Você tem bruxismo?

Saiba quais causas e como preveni-las.

assine nosso
informativo

Agência Interagir