Notícias e Novidades

19 de Fevereiro de 2019

Beber suco de fruta é realmente saudável?

Há anos ouvimos que beber sucos naturais é ótimo para saúde, pois contêm vitaminas concentradas. Mais recentemente, ouvimos que tomar sucos, mesmo naturais, seja ruim para saúde, pois contêm excesso de açúcar das frutas. 

O argumento que os sucos possuem vitaminas e minerais concentrados é antigo, bem fácil de entender e faz bastante sentido. A ideia mais moderna é que nem tudo no suco de fruta é tão bom assim: como precisamos usar muitas frutas para fazer apenas um copo de suco (ex: 5 laranjas), ao ingerir esse copo de suco, estaremos ingerindo o açúcar de 5 laranjas inteiras de uma vez só, algo que dificilmente faríamos se estivéssemos comendo as frutas tal qual se apresentam na natureza. Além disso, ao ingerir apenas o líquido, estamos excluindo as fibras das frutas, o que faz o açúcar delas ser absorvido muito mais rapidamente no sangue, tornando o suco uma “bomba de açúcar”. A recomendação, é claro, seria comer frutas e vegetais inteiros, e não o suco. Tendo dito isso, tomar sucos pode ser uma ferramenta sensacional para uma boa saúde; o segredo é o modo como ele é feito.

Afinal, o que é melhor? Comer frutas e vegetais ou tomar suco? Ao comer um vegetal ou uma fruta você se beneficiará por completo daquele alimento. Você terá as fibras por inteiro, e existem alguns antioxidantes que são mais eficazes se combinados com as fibras. A vantagem do suco é que você pode combinar folhas verdes, vegetais e frutas tornando o suco muito mais nutritivo, mais ricos em vitaminas e minerais. Especialmente se sua dieta for mais pobre, ao comer você não conseguiria obter uma boa quantidade desses nutrientes. E o suco de fruta especificamente? Os sucos de frutas contém um alto teor de frutose. Se tomado em excesso, pode elevar o açúcar no sangue, ganho de peso e aumento do risco de diabete tipo 2, portanto use a moderação.

Para fazer o suco de forma mais equilibrada, além de gorduras, adicione também proteína. Algumas boas fontes são proteínas de soro de leite (whey protein), leite de amêndoas, abacates, iogurte natural e óleo de coco. 

E os sucos industrializados de caixinha? Os sucos industrializados, possuem uma alta quantidade de açúcar, podendo ser comparados até com as quantidades presentes no refrigerante (ex: há sucos com 39 gramas de açúcar em uma lata, enquanto nos refrigerantes há 36). Além disso, normalmente contém muitos aditivos como: aromatizantes, sódio, emulsificantes, estabilizantes, acidulantes e flavorizantes que são substâncias tóxicas para o nosso organismo. 

O que fazer então? O segredo é manter o equilíbrio: não precisa tomar suco o dia inteiro, mas também não pense que é proibido tomar um suco natural de vez em quando. Para se hidratar de forma natural, não devemos depender de sucos. O ideal é tomar bastante água, chás e, eventualmente, por que não, um suco bem gostoso.

Fonte: belezaesaude.com

7 socorros emergenciais em caso de acidentes

Queimaduras, intoxicações e engasgos, por exemplo, são acidentes que exigem socorros emergenciais.

Hábitos diários de combate ao estresse

Inserir na rotina hábitos saudáveis para combater o estresse ajudam a reduzir os riscos de ter doenças graves como a depressão, por exemplo.

Você tem bruxismo?

Saiba quais causas e como preveni-las.

assine nosso
informativo

Agência Interagir