Notícias e Novidades

01 de Janeiro de 2018

Benefícios de comer salada todos os dias

Seja por recomendação médica ou não, as saladas são alimentos importantes para a saúde humana. Elas estão presentes em um seleto grupo de ingredientes indispensáveis para o bom funcionamento do corpo.

As saladas são ricas em vitaminas, sais minerais, além de ser um ótimo remédio natural para evitar e tratar uma série de doenças. Seja em qual for o cardápio, sempre há um lugar para acrescentar esses alimentos. Dependendo das diferentes formas com que são preparadas, as saladas podem ser cruas, cozidas ou até misturadas a outros alimentos. O importante é que elas estejam presentes no dia a dia das pessoas. As saladas possuem alto teor de água, o que contribui para a hidratação; possui baixo índice calórico e são liberadas para o consumo de qualquer pessoa, ou seja, sem nenhuma contraindicação. Dessa forma, ela traz uma série de benefícios para o corpo.

Por que comer saladas todos os dias? O consumo diário de saladas faz com que o corpo se revista de altas doses de vitaminas, sais minerais e fibras, o que auxiliam no bom funcionamento do organismo. “As saladas ganham mais importância no cardápio diário, pois proporcionam uma alimentação leve, nutritiva e saudável”, endossa Tatiane Trevilato, nutricionista.

Ainda segundo Tatiana, “as folhas e vegetais são muito importantes na alimentação e nas dietas, porque são alimentos ricos em fibras e estas contribuem para o bom funcionamento do intestino ajudando na digestão”. Verduras, legumes e hortaliças são facilmente digeridas pelo organismo, dessa forma, não prejudicam o funcionamento de nenhum órgão, sobretudo o aparelho digestivo. Outra vantagem do consumo regular de salada é ajudar no emagrecimento.

Além de todas essas vantagens ligadas à saúde, o consumo regular de saladas também se faz possível devido à facilidade com que esses ingredientes são encontrados, seja nos mercados, feiras livres ou hortifrutis. Somado a isso, os pratos de salada podem ser preparados sem que haja muito desprendimento de tempo, e  opte por temperos naturais como sal, ervas, limão e vinagre, pois são menos calóricos e podem acrescentar vitaminas e antioxidantes à receita. 

Para que o prato de salada esteja fresquinho até na hora de servir, a dica é temperar perto da hora de servir ou consumir. Isso vai preservar o frescor e os nutrientes da salada. “Não abuse nos óleos e azeite, apesar de saudáveis eles são bem calóricos”, frisa a nutricionista.

Qual a melhor forma de higienizar as saladas: Para aproveitar todos os benefícios das saladas, minimizando ou reduzindo a zero a possibilidade de contrair outras doenças, tome cuidado com a higienização dos alimentos. Segundo a nutricionista Tatiane Trevilato, o ideal é lavar bem os vegetais em água corrente e deixá-los de molho com hipoclorito por quinze minutos. Isso vai matar todas as bactérias desses alimentos.

 Fonte: Remediocaseiro.com/saude

7 socorros emergenciais em caso de acidentes

Queimaduras, intoxicações e engasgos, por exemplo, são acidentes que exigem socorros emergenciais.

Hábitos diários de combate ao estresse

Inserir na rotina hábitos saudáveis para combater o estresse ajudam a reduzir os riscos de ter doenças graves como a depressão, por exemplo.

Você tem bruxismo?

Saiba quais causas e como preveni-las.

assine nosso
informativo

Agência Interagir