Notícias e Novidades

28 de Outubro de 2013

Câimbra: Saiba como se livrar desse incômodo

Ela acontece quando menos se espera. De repente, você sente uma dor tão intensa na panturrilha que fica quase impossível movimentar a perna. 

Embora mais comum nas pernas, as contrações da câimbra podem atingir qualquer músculo de controle voluntário, como os músculos anteriores e posteriores da coxa, pés, mãos, pescoço e abdômen. O problema costuma acontecer durante a noite ou após exercícios físicos exaustivos e as causas podem ser muitas. Segundo o angiologista Ary Elwing (CRM-22.946), especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser, geralmente há a contração muscular por uma irrigação sanguínea inadequada dos músculos, desidratação ou desequilíbrio mineral e, especialmente, pela carência de potássio.

“A câimbra não exige preocupação e nem tratamento, mas pequenas mudanças de hábitos, como uma alimentação mais saudável, podem ajudar. No caso de aliviar a dor, é preciso provocar o relaxamento imediato do músculo atingido. A pessoa deve fazer uma massagem no local, para favorecer a circulação. Caso tenha atingido a panturrilha, por exemplo, pode-se colocar o indivíduo em pé, apoiando o peso corporal na outra perna, fazendo com que o membro afetado se movimente como um pêndulo”, explica Elwing, que alerta: se a câimbra passa a se tornar frequente, é necessária uma investigação médica. “Essa frequência pode ter origem vascular, neuromuscular ou metabólica, causadas, respectivamente, por isquemia local, miopatia alcoólica, hipoglicemia ou intoxicação por cafeína”.

Cuidados simples: uma boa sessão de alongamento antes e após exercícios, principalmente para sedentários; hidratação antes, durante e depois do esforço, alimentação balanceada e evitar exercícios físicos em dias muito quentes, são alguns exemplos. “Não adianta tomar analgésicos ou anti-inflamatórios porque farão desaparecer a dor ou diminuirão as manifestações da câimbra. 

 Fonte – Dr. Ary Elwing (CRM-22.946), especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser.

Quatro alimentos que parecem light, mas não são

Alguns quitutes são feitos com frutas e vegetais, mas escondem na receita ingredientes como açúcar e gordura, além de calorias extras.

Alimentos saudáveis para crianças de 1 a 3 anos

A alimentação é uma das chaves para a saúde dos pequenos. Oferecer os melhores alimentos os ajudará a crescer e se desenvolver de maneira saudável. Descubra algumas recomendações.

Tricotar: considerado um dos hábitos mais relaxantes

Se você quiser se desconectar dos problemas e esquecer as preocupações por um tempo, tricote, e verá que é um dos hábitos mais relaxantes.

assine nosso
informativo

Agência Interagir