Notícias e Novidades

13 de Março de 2016

Médicos indicam os exames de rotina por faixa etária

Os exames de laboratório são poderosas armas da medicina para prevenir ou detectar doenças. Apesar de serem lembrados apenas quando algum problema de saúde aparece, uma série deles deve ser realizada anualmente para nos manter saudáveis ao longo da vida. Veja quais os exames de rotina essenciais para cada faixa etária, de crianças a idosos:

Dos zero aos 20 anos - Os exames laboratoriais devem ser recomendados com parcimônia para crianças, ou seja, somente em casos realmente necessários. No entanto, alguns exames são mesmo essenciais para mantê-los saudáveis. Confira os exames (obrigatórios e recomendados) para quem tem de zero a 20 anos deve fazer: Teste do pezinho (triagem neonatal): é feito 48 horas depois do nascimento; Audiometria (triagem auditiva); Hemograma e colesterol e DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). 

Para grávidas - Hemograma: exame de sangue para detectar anemia; Glicemia: detecta a presença de diabetes; Urina tipo 1: detecta infecções urinárias e doenças renais ocultas; VDRL: para detectar a presença de sífilis; Tipo sanguíneo: detecta o tipo de sangue da futura mãe. Em caso de RH negativo, é necessário acompanhamento médico diferenciado; HIV: detecta a presença do vírus da Aids; Sorológicos: exames para detectar rubéola, toxoplasmose e hepatites B e C.

Dos 20 aos 65 anos - mulheres:  as mulheres devem fazer exames de rotina sempre, mesmo que estejam se sentindo saudáveis. Exames de sangue; Papanicolau: também conhecido como preventivo ginecológico ou citologia oncótica do colo uterino; Ultrassom transvaginal; Mamografia e Densitometria óssea. 

Dos 20 aos 65 anos - homens e mulheres: Exames de sangue: Verificação de sódio, potássio, cálcio ionizado, magnésio e fósforo; Exames de urina: ureia e creatinina, urina Tipo 1 (EAS), TGO (Transaminase Glutâmico Oxalacética) e TGP (Transaminase Glutâmico Pirúvica), ácido úrico, colesterol total e frações, triglicérides, glicemia de jejum, glicemia pós-prandial, sorologia; para prevenir e detectar problemas cardiovasculares e câncer; proteína C Reativa (PCR); raio X de tórax; homocisteína; teste ergométrico (ou de esforço); endoscopia e colonoscopia; exame da próstata (homens) e Exame de fezes (protoparasitológico de fezes).

 A partir dos 60 anos - o ideal é fazer apenas os exames que o médico solicitou, sem se submeter aos checkups ultracompletos que existem no mercado. São eles: pressão arterial; exames de sangue: hemograma, ureia e creatinina, TSH (hormônio estimulante da tireoide), glicemia de jejum; colonoscopia; papanicolau (mulheres); mamografia (mulheres); densitometria óssea; teste ergométrico (ou de esforço); exame da próstata (homens); ultrassom de abdômen.

Fonte: Portal R7

7 socorros emergenciais em caso de acidentes

Queimaduras, intoxicações e engasgos, por exemplo, são acidentes que exigem socorros emergenciais.

Hábitos diários de combate ao estresse

Inserir na rotina hábitos saudáveis para combater o estresse ajudam a reduzir os riscos de ter doenças graves como a depressão, por exemplo.

Você tem bruxismo?

Saiba quais causas e como preveni-las.

assine nosso
informativo

Agência Interagir