Notícias e Novidades

25 de Janeiro de 2016

Saúde Bucal

A TPM pode contribuir com o mau hálito. VERDADE - Além da TPM influenciar na produção hormonal, ela é um fator de tensão emocional e estresse. Esse fator diminui o fluxo de salivação, o que propicia o mau hálito. 

Rir alivia a dor de dente. VERDADE - Toda vez que nos sentimos mais alegres produzimos substâncias que são capazes de apaziguar as dores do corpo como um todo. 

Comer alimentos gelados deixa os dentes mais sensíveis. MITO - Os alimentos gelados não deixam os dentes mais sensíveis, mas dentes que já tenham alguma lesão ficam sensíveis ao frio. 

Dores de cabeça frequentes podem ter alguma relação com a boca. VERDADE - As dores de cabeça frequentes podem estar relacionadas a algum distúrbio temporomandibular. O hábito de apertar os dentes, por exemplo, causa fadiga de nossa musculatura e articulação, devido a tensão frequente exercida pelo bruxismo, ranger de dentes, podendo gerar dores de cabeça. 

Escovar os dentes com cúrcuma é melhor do que com pasta de dente. MITO - Não há nenhuma comprovação científica de que o uso da cúrcuma possa substituir a pasta de dente que, diferentemente do tempero, tem o flúor que previne cáries. 

O consumo de batata chips faz mal para os dentes. VERDADE - Ao entrar em contato com a saliva, a batata assume textura viscosa e pode ficar mais tempo na boca. Quando isso acontece, a tendência é que o snack fique entre os dentes, alimentando as bactérias que causam cáries.

O câncer oral tem relação com a higiene bucal. VERDADE - O câncer de boca tem vários fatores de risco, como álcool e cigarro. A presença de muitas bactérias e lesões bucais também podem beneficiar o surgimento do câncer, e elas se tornam mais incidentes quando não há a limpeza correta dos dentes e da mucosa. 

A idade é a causa principal da perda dos dentes. MITO - Quem mantiver uma higiene bucal correta e fizer visitas regulares ao dentista para manutenção dos dentes, mesmo com idade avançada, dificilmente irá perder algum dente. 

Alimentos ácidos e com corantes fazem mal aos dentes e às mucosas da boca. VERDADE - Os alimentos ácidos como o limão e refrigerantes, entre outros, podem, a longo prazo, promover o desgaste do esmalte dos dentes, causando as erosões ácidas e a exposição da dentina, que aumenta a sensibilidade dentária. Já os alimentos com corante quando ingeridos muito frequentemente podem manchar os dentes.

Escovar os dentes três vezes ao dia ajuda a manter os dentes saudáveis. VERDADE - O ideal é escovar os dentes três vezes ao dia, pois normalmente costumamos ter três refeições principais. Desde que a escovação seja eficaz, feita da maneira correta com o uso de fio dental, escovar os dentes com essa frequência e visitar o dentista periodicamente ajuda na manutenção da saúde dos dentes.

Fonte: Notícias Uol

Como os exercícios podem ajudar a manter o foco no trabalho

Acordar mais cedo para treinar muitas vezes aparace impossível de acontecer, né? Mas acredite, vale a pena, pois, além de ser bom para a sua saúde, também a ajuda a manter o foco no trabalho.

Quando ficar nas redes sociais se torna excessivo? Faz mal?

Fique atento!

Nutricionista: quando procurar pelo profissional?

Saiba qual é a importância de conhecer a alimentação saudável para não cair em ‘pegadinhas’ da indústria de alimentos.

assine nosso
informativo

Agência Interagir