Notícias e Novidades

11 de Fevereiro de 2015

Doação de sangue

O carnaval está aí, e os bancos de sangue entram em alerta devido à alta queda nas doações (cerca de aproximadamente 40%) e ao aumento da demanda no período. Para ajudar a minimizar este problema, as unidades realizam uma campanha especial para a doação de sangue nos dias que antecedem as festas. Doar Sangue é seguro e quem doa uma vez, não é obrigado a doar sempre. No entanto, é muito importante que pessoas saudáveis doem regularmente. Doar sangue é simples, rápido e seguro. A doação de sangue é segura e não demora mais de 1/2 hora. 

DÚVIDAS MAIS COMUNS

1. Existe algum risco na doação? Não. Utiliza-se apenas material descartável. Não causa prejuízo à sua saúde.

2. Doar sangue engorda ou emagrece? Não engorda e nem emagrece. Não vicia. Faz bem para a consciência. E faz muito bem para quem recebe.

3. É preciso algum documento de identidade? Sim. O candidato deve apresentar documento original com foto, expedido por órgão oficial.

4. Doar engrossa ou afina o sangue? Não engrossa e nem afina o sangue, é apenas um mito.

5. O que se consegue em troca da doação de sangue? A satisfação de beneficiar pessoas que não tem outra opção e dependem do seu gesto para viverem.

6. A mulher pode doar sangue durante o período menstrual? Sim.

7. Tomei vacina para Hepatite B, posso doar sangue? A vacina contra Hepatite B impede a doação somente por 48 horas.

8. O uso de medicamentos pode impedir alguém de doar sangue? Deve ser analisado caso a caso, antes de doar consulte o Serviço de hemoterapia.

9. Quando tempo leva para o organismo repor o sangue doado? O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas.

10. É necessário estar de jejum para doar sangue? O doador deve está alimentado e descansado, evitar alimentos gordurosos.

11. Quem está gripado pode doar sangue? Recomenda-se aguardar 14 dias após a cura para doar.

12. Qual o tempo entre uma doação e outra? Homens podem doar 1 vez a cada 2 meses e Mulheres podem doar 1 vez a cada 3 meses.

Veja como é fácil doar: Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável).

Veja os locais para a doação de sangue em Volta Redonda: 

Hospital Vita (anexo):  Rua Lions Club Nº 162 Vila Santa Cecília / (24) 3344-3298

Hospital Unimed Volta Redonda (anexo): Rodovia dos Metalúrgicos, 2.500, no Jardim Belvedere / (24) 3346-1262 e (24) 99268-0457

Hospital São João Batista: Rua Nossa Senhora das Graças, 278, São Geraldo / 0800-2825742

Como os exercícios podem ajudar a manter o foco no trabalho

Acordar mais cedo para treinar muitas vezes aparace impossível de acontecer, né? Mas acredite, vale a pena, pois, além de ser bom para a sua saúde, também a ajuda a manter o foco no trabalho.

Quando ficar nas redes sociais se torna excessivo? Faz mal?

Fique atento!

Nutricionista: quando procurar pelo profissional?

Saiba qual é a importância de conhecer a alimentação saudável para não cair em ‘pegadinhas’ da indústria de alimentos.

assine nosso
informativo

Agência Interagir